quinta-feira, 7 de março de 2013

Brasil - Escolas (e o lado de quem sente)

 Muitas pessoas dizem que é um absurdo o que vou dizer agora, mas, antes, leia atenciosamente e pare para pensar: escola atrapalha a vida de algumas pessoas. Não, não estou dizendo que os estudos atrapalham, nada disso, quero dizer escolas mesmo. Escolas-prisões, escolas despreparadas, escolas que não sabem lidar com o psicológico dos alunos. Tenho passado por diversas situações que me deixou constrangida desde que comecei a estudar, mas percebo que vão piorando com o tempo. Antes aconteciam sim algumas situações ruins, que vinham por parte dos alunos sem-educação e por parte de alguns professores mandões. Mas no ensino médio as coisas vão se complicando ainda mais. Todos os professores passam trabalhos e provas ao mesmo tempo, acham que você tem que decorar tudo o que aprendeu desde o ensino fundamental, se preocupam mais em passar a matéria do que ensinar, só aceitam como certo as opiniões deles entre outros problemas. Eu ando com problemas para frequentar a escola sim, pois se antes eu ia para estudar, hoje eu me sinto forçada a frequentar um lugar barulhento, onde alunos fazem muita bagunça e professores me pressionam, e não posso sair sem autorização do responsável (que pode estar ocupado) mesmo se eu me sentir mal. Que eu saiba professores estão ali para ensinar, não para me obrigar a estudar e nem para me prender. Nem para me dizer "O que é isso? Está tudo errado!" como diversas vezes ouvi. Que país é esse Brasil, onde eu posso votar e decidir o futuro do país, e não posso fazer escolhas sobre minha própria vida? Que escolas são estas que me fazem sentir inferior por não entender a matéria e me sentir intimidada a perguntar e ouvir grosserias? Que país é esse que deixa os jovens em depressão e não percebe? Por que tudo é tratado como besteira, e o lado de quem sente ninguém vê?


Nenhum comentário: